A asa do avião é a grande responsável pelo seu “vôo”. Mas para entender o seu funcionamento temos que lembrar o Princípio de Bernoulli.
O princípio de Bernoulli afirma que a pressão interna de um fuido diminui à medida que sua velocidade aumenta. Esse princípio vale para vários objetos cotidianos, como latas de tinta aerossóis e asas de avião.
Para entender como este princípio aplica-se a asa do avião, devemos observar o formato da asa:
O avião joga o ar para trás através das turbinas ou hélices exercendo uma força chamada de arrasto, surge então uma força contrária chamada impulso ou tração. A força de tração dá o primeiro impulso ao avião que se desloca para frente.
O formato da asa faz com que o ar que passe por cima dela tenha uma velocidade maior que o ar que passa embaixo dela. Isso acontece porque a parte de cima é curva, aumentando a distância percorrida pelo ar e conseqüentemente sua velocidade. Utilizando o princípio de Bernoulli temos que, sendo a velocidade do ar (fluido) maior na parte de cima da asa a pressão é menor, e na parte de baixo, como a velocidade do ar é menor a pressão é maior. Desta diferença de pressão surge a força de sustentação do avião.
Quando a força de sustentação do avião atinge valor maior que o da força peso ele decola e se mantêm no ar.
terça-feira, 18 de maio de 2010
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Muito legal esse post. Estou ensinando esse conteúdo para os meus alunos do 6º ano e gostaria de usar parte dessas informações.
ResponderExcluirParabéns novamente!
interessante e muito bem compreendido
ResponderExcluirMuito bacana. Parabéns pela didática.
ResponderExcluirExplicação perfeita!
ResponderExcluirGostei muito da explicação desta página. Porém, uma pergunta que um PDF me fez e até o momento nenhum site me explicou com clareza é: como o Principio de Bernoulli se aplica ao uso das asas simétricas? Até porque nelas a distância percorrida pelo fluido é a mesma em ambos os lados.
ResponderExcluirExplicação totalmente errada sobre o conceito de sustentação, o princípio de Bernoulli não explica por completo na pratica a sustentação durante o voo, isso se deve a exemplos não praticos de asa que mesmo com uma maior distancia na parte superior, não geram sustentação, da mesma maneira que Bernoulli não explica o porque do ar passar pelo topo da asa com maior velocidade, e também se considerarmos sua explicação, voos invertidos não seriam possiveis, a explicação correta para a sustentação é obtida considerando o efeito Coanda que deforma o ar em curvas do formato da asa, com a curvatura do fluido é gerado um gradiente de pressão, junto com o gradiente uma força resultante surge, devido a diferença de pressão em um fluido automaticamente existe uma diferença de forças, como a segunda lei de Newton ja apresentou, uma força resultante é gerada, essa força resultante sim que explica a sustentação
ResponderExcluirResposta coerente, parabéns!
ExcluirNão consigo saber o valor da pressão na asa.
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